Segurança com Cidadania http://segurancacomcidadania.org Programa Conjunto da ONU Thu, 21 Mar 2013 23:53:35 +0000 pt-BR hourly 1 http://wordpress.org/?v=3.4.2 Vice Governador do Espírito Santo recebe comitiva do projeto Papo Reto http://segurancacomcidadania.org/vice-governador-do-espirito-santo-recebe-comitiva-do-projeto-papo-reto/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=vice-governador-do-espirito-santo-recebe-comitiva-do-projeto-papo-reto http://segurancacomcidadania.org/vice-governador-do-espirito-santo-recebe-comitiva-do-projeto-papo-reto/#comments Thu, 21 Mar 2013 23:23:38 +0000 marialina http://segurancacomcidadania.org/?p=3377

Foto: Fábio Gomes/Vice-governadoria do ES

Integrantes do Papo Reto apresentaram o projeto para o vice governador do Espírito Santo, Givaldo Vieira. Em reunião no Palácio da Fonte Grande na última quarta-feira (dia 20), a comissão de coordenação do projeto – integrada por moradores da região de São Pedro, técnicos da Prefeitura, Policias Militares e Civis e membros da Guarda Municipal – conversou o com vice-governador sobre a proposta de trabalho e como vem se dando a integração das diversas instituições envolvidas na ação. O secretário de Ações Estratégicas do Governo do Estado, Álvaro Fajardo, também participou do encontro.

Givaldo Vieira destacou o fato de ações do Programa Conjunto da ONU já apresentarem avanços na região de São Pedro, em Vitória. A região é um também um dos aglomerados de atuação do programa Estado Presente. “É fundamental tomarmos conhecimento desta iniciativa, que aproxima o poder público das comunidades e contribui para a melhoria da qualidade de vida em localidades vulneráveis”, aformou o vice-governador, que garantiu ainda uma aproximação maior do Governo do Estado com ações do Programa, especialmente o Projeto Papo Reto.

Papo Reto - Surgido dentro das ações do Programa Conjunto, o Papo Reto está em fase final de elaboração da metodologia e planejamento das atividades. Policia Militar, Policia Civil, Guarda Municipal, Prefeitura de Vitória e Comunidade de São Pedro estão envolvidos no projeto, que tem como objetivo construir o estreitamento das relações entre essas instituições, com foco nos jovens da região. Para isso, serão realizadas rodas de conversa em diversos espaços da região de São Pedro, tais como escolas, CRAS, Cajuns, Circuito Cultural, entre outros. A rodas aconteceram também com as forças policias, na busca da quebra mútua de preconceitos. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) é agência apoiadora desta ação.                                                                                                                                                                                                                                                                 Foto: Fábio Gomes/Vice-governadoria do ES

]]>
http://segurancacomcidadania.org/vice-governador-do-espirito-santo-recebe-comitiva-do-projeto-papo-reto/feed/ 0
Mérito Juvenil capacita voluntários para formação de líderes do Programa http://segurancacomcidadania.org/merito-juvenil-capacita-voluntarios-para-formacao-de-lideres-do-programa/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=merito-juvenil-capacita-voluntarios-para-formacao-de-lideres-do-programa http://segurancacomcidadania.org/merito-juvenil-capacita-voluntarios-para-formacao-de-lideres-do-programa/#comments Thu, 21 Mar 2013 17:40:18 +0000 marialina http://segurancacomcidadania.org/?p=3369 “Fui criada por Mãe Mirinha e aprendi com ela o poder do amor. O amor é o pontinho principal para despertar no outro o desejo de fazer um trabalho voluntário. Com esse amor e com a técnica que estou aprendendo aqui no curso vou dar mais credibilidade ao trabalho que desenvolvo com os jovens”. As palavras são de Maria das Graças Neves: 55 anos e mais de 20 trabalhando com a juventude de Lauro de Freitas. Vice-diretora da Escola de Cadetes de Portão, Gracinha – como é conhecida na comunidade – foi uma das 17 pessoas capacitadas pela equipe da Fundação Internacional Duque de Edimburgo em atividade realizada no Espaço Recanto da Benção, em Lauro de Freitas (BA), entre os dias 11 e 15 de março. A mesma capacitação ocorreu em Vitória (ES), nos dias 06, 07 e 08 de março no Hotel Bristol Alameda Vitória, com a presença de 12 pessoas, quatro capixabas e oito mineiros que participam das ações do Programa Conjunto em Contagem (MG).

Durante os cursos, que integram as ações do Programa Conjunto da ONU Segurança com Cidadania, através do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), os participantes tomaram conhecimento das novas tecnologias de formação de líderes do Programa Mérito Juvenil e do processo de construção dos comitês estaduais do Mérito. Teoria e prática caminharam juntas durante toda a atividade. Se em um momento, os participantes estavam atentos ao conteúdo que os facilitadores traziam, em seguida, já estavam se preparando para repassar o conhecimento ao restante do grupo. “Cheguei no curso como espectadora, fui coadjuvante e agora sou protagonista da minha história”, disse emocionada a artesã, membro do grupo teatral Ereoáta e moradora de Itinga, Rute Lopes.

De acordo com o Oficial de Desenvolvimento do Brasil da Fundação Internacional Duque de Edimburgo, André Luiz, após a capacitação, que segundo ele tem o objetivo de despertar micro-revoluções internas – os participantes estarão aptos a replicar as metodologias com o objetivo de formar líderes voluntários do Mérito Juvenil. Desta forma, espera-se que cerca de 800 novos líderes sejam formados em três anos. “As pessoas que participaram desta capacitação fazem parte de um clube seleto. Elas têm o papel de multiplicar o que aprenderam aqui, é claro, fazendo as adaptações necessárias às suas realidades”, destaca André. É a primeira vez que o Mérito Juvenil capacita formadores de lideres no Brasil.  

“O Mérito Juvenil tem um aspecto organizacional muito bom. Nós encontramos muitas dificuldades para ampliar a visão dos jovens e o Programa ajuda nesse processo”, conta Robson Cezarino, Policial Militar e instrutor de Judo e Capoeira do Projeto Judocando, desenvolvido em São Pedro (Vitória). Leide Manuela Santos, da Associação de Desenvolvimento Sócio, Educativo e Cultural da Bahia (ADESC), entidade que coordena o Mérito em Lauro de Freitas, concorda. “Avançamos quando conseguimos aproveitar este curso, compreender as metodologias que os facilitadores estão trazendo para a gente e perceber de que forma também podemos transformá-las, de acordo com nossas demandas”, destacou.

MAIS SOBRE O MÉRITO JUVENIL O Mérito Juvenil está em 144 países e territórios. No âmbito das ações do Programa Conjunto da ONU, a metodologia do Mérito está sendo aplicada nos três municípios integrantes. O programa tem como objetivo trabalhar com jovens de 14 a 25 anos, por meio do cumprimento voluntário de regras, da autorregulação do comportamento e da promoção de mecanismos de controle social. Trata-se de um programa internacional que surgiu após a Segunda Guerra Mundial, em 1956, no Reino Unido – que está sendo desenvolvido dentro das ações do Programa Conjunto Segurança com Cidadania, através do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC).

Mais de sete milhões de jovens de mais de 130 países foram motivados, através do Mérito Juvenil, a realizar uma variedade de atividades desafiadoras e voluntárias. A filosofia do programa é do participante aprender com a sua própria experiência através de um desafio individual e orientação de monitores (líderes). O Programa desafia os jovens a cumprirem quatro etapas: (i) serviço de voluntariado, (ii) empreender uma jornada de aventuras (iii), descobrir e desenvolver talentos ou competências pessoais e (iv) praticar atividade física. Cada jovem elabora seu programa de ação no Mérito, que é uma combinação única que reflita seus interesses e motivações pessoais. 

]]>
http://segurancacomcidadania.org/merito-juvenil-capacita-voluntarios-para-formacao-de-lideres-do-programa/feed/ 0
Papo Reto é apresentado ao Comandante Geral da Polícia Militar Capixaba http://segurancacomcidadania.org/papo-reto-e-apresentado-ao-comandante-geral-da-policia-militar-capixaba/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=papo-reto-e-apresentado-ao-comandante-geral-da-policia-militar-capixaba http://segurancacomcidadania.org/papo-reto-e-apresentado-ao-comandante-geral-da-policia-militar-capixaba/#comments Sat, 16 Mar 2013 21:25:48 +0000 marialina http://segurancacomcidadania.org/?p=3357 O Comandante Geral da Polícia Militar do Espírito Santo, Coronel Ronalt Willian, recebeu a comissão coordenadora do Projeto Papo Reto na última sexta-feira (dia 15). O objetivo do encontro foi apresentar a proposta do projeto para o Comando Geral da PM capixaba, buscando um comprometimento da instituição para participação e continuidade das atividades. Além dos integrantes da Polícia Militar, participaram do encontro representantes da Polícia Civil, da Guarda Municipal, da Prefeitura de Vitória e da comunidade de São Pedro.

“Eu não entendo polícia, segurança, se não for por esse viés da segurança cidadã. É preciso fortalecer as comunidades e resgatar o capital social”, afirmou o Coronel Willians após a presentação do projeto. O Comandante Geral afirmou ainda que o Papo Reto tem um grande potencial e deve ser ampliando para além de São Pedro.

Papo Reto - Surgido dentro das ações do Programa Conjunto, o Projeto Papo Reto está em fase final de elaboração da metodologia e planejamento das atividades. Policia Militar, Policia Civil, Guarda Municipal, Prefeitura de Vitória e Comunidade de São Pedro estão envolvidos no projeto, que tem como objetivo construir o estreitamento das relações entre essas instituições, com foco nos jovens da região. Para isso, serão realizadas rodas de conversa em diversos espaços da região de São Pedro, tais como escolas, CRAS, Cajuns, Circuito Cultural, entre outros. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) é agência apoiadora desta ação. 

]]>
http://segurancacomcidadania.org/papo-reto-e-apresentado-ao-comandante-geral-da-policia-militar-capixaba/feed/ 0
Delegado Chefe da Polícia Civil recebe equipe do Papo Reto http://segurancacomcidadania.org/delegado-chefe-da-policia-civil-recebe-equipe-do-papo-reto/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=delegado-chefe-da-policia-civil-recebe-equipe-do-papo-reto http://segurancacomcidadania.org/delegado-chefe-da-policia-civil-recebe-equipe-do-papo-reto/#comments Wed, 13 Mar 2013 19:22:55 +0000 marialina http://segurancacomcidadania.org/?p=3348 “Só é possível trabalhar a segurança pública se for de forma plena, e colocar o jovem como protagonista é fundamental nesse processo”. Com essas palavras, o Delegado Chefe da Polícia Civil, Joel Lyrio, recebeu a Comissão de Coordenação do Projeto Papo Reto. O objetivo do encontro foi apresentar a Proposta do projeto para o Delegado Chefe, buscando o apoio institucional da Polícia Civil para as ações. Lyrio destacou a importância da iniciativa, o trabalho na Região de São Pedro e a iniciativa pioneira de envolver a Polícia Civil, a Polícia Militar, a Guarda Civil e demais instâncias da Prefeitura Municipal e a Comunidade de São Pedro.

Papo Reto - Surgido dentro das ações do Programa Conjunto, o Projeto Papo Reto está em fase final de elaboração da metodologia e planejamento das atividades. Policia Militar, Policia Civil, Guarda Municipal, Prefeitura de Vitória e Comunidade de São Pedro estão envolvidos no projeto, que tem como objetivo construir o estreitamento das relações entre essas instituições, com foco nos jovens da região. Para isso, serão realizadas rodas de conversa em diversos espaços da região de São Pedro, tais como escolas, CRAS, Cajuns, Circuito Cultural, entre outros. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) é agência apoiadora desta ação. 

]]>
http://segurancacomcidadania.org/delegado-chefe-da-policia-civil-recebe-equipe-do-papo-reto/feed/ 0
Mulheres de São Pedro participam de Roda experimental do Projeto Papo Reto http://segurancacomcidadania.org/mulheres-de-sao-pedro-participam-de-roda-experimental-do-projeto-papo-reto/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=mulheres-de-sao-pedro-participam-de-roda-experimental-do-projeto-papo-reto http://segurancacomcidadania.org/mulheres-de-sao-pedro-participam-de-roda-experimental-do-projeto-papo-reto/#comments Wed, 13 Mar 2013 14:42:40 +0000 marialina http://segurancacomcidadania.org/?p=3338 Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na última sexta-feira (8 de março), cerca de 30 moradoras da região de São Pedro participaram de uma roda de conversa experimental do Projeto Papo Reto. Policiais Militares e Civis e membros da Guarda Municipal fizeram um bate papo sobre família, trabalho, as dificuldades e as oportunidades de ser mulher em uma realidade como da região de São Pedro. Em um tom de conversa e de aproximação, forças policiais e moradoras do território debateram sobre assuntos diversos, transpondo preconceitos e apresentando as dificuldades que cada um encontra na execução do seu trabalho diário. O evento aconteceu no sábado (dia 09), na EMEF Eliane Rodrigues, na Ilha das Caieiras, e foi organizado pelo Grupo de Mulheres Guerreiras da Paz em parceria com o Programa Escola Aberta.

A família e a importância dela no crescimento e desenvolvimento dos jovens foi o tema mais debatido. Sônia Francisca de Paula se emocionou ao constatar que muitas mulheres, entre o trabalho e o cuidado com o lar, acabam dedicando pouco tempo aos filhos, o que pode gerar o envolvimento deles com atividades ilegais, como tráfico de drogas. “O maior problema é a desestrutura da família. Nós precisamos dedicar mais tempo para os nosso filhos”, disse. Para Gislane Azevedo, integrante do Comitê local do Programa Conjunto e organizadora do evento, a conversa foi muito positiva, pois ajudou a mudar um pouco a visão que muitas mulheres do lugar tem em relação à polícia. “Os filhos de muitas delas têm ou já tiveram problemas com a polícia. E isso faz com elas vejam o Estado como opressor.

Durante a roda, elas puderam perceber que dentro da forças policias há pessoas que querem o mesmo que elas, que buscam uma realidade diferente”, disse.  

Papo Reto – Surgido dentro das ações do Programa Conjunto, o Projeto Papo Reto está em fase final de elaboração da metodologia e planejamento das atividades. Policia Militar, Policia Civil, Guarda Municipal, Prefeitura de Vitória e Comunidade de São Pedro estão envolvidos no projeto, que tem como objetivo construir o estreitamento das relações entre essas instituições, com foco nos jovens da região. Para isso, serão realizadas rodas de conversa em diversos espaços da região de São Pedro, tais como escolas, CRAS, Cajuns, Circuito Cultural, entre outros. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) é agência apoiadora desta ação.

]]>
http://segurancacomcidadania.org/mulheres-de-sao-pedro-participam-de-roda-experimental-do-projeto-papo-reto/feed/ 0
Metodologia Mérito Juvenil: Especialistas da Fundação Internacional Duque de Edimburgo capacitam profissionais e lideranças comunitárias de Lauro de Freitas http://segurancacomcidadania.org/metodologia-merito-juvenil-especialistas-da-fundacao-internacional-duque-de-edimburgo-capacitam-profissionais-e-liderancas-comunitarias-de-lauro-de-freitas/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=metodologia-merito-juvenil-especialistas-da-fundacao-internacional-duque-de-edimburgo-capacitam-profissionais-e-liderancas-comunitarias-de-lauro-de-freitas http://segurancacomcidadania.org/metodologia-merito-juvenil-especialistas-da-fundacao-internacional-duque-de-edimburgo-capacitam-profissionais-e-liderancas-comunitarias-de-lauro-de-freitas/#comments Tue, 12 Mar 2013 15:45:53 +0000 bruna http://segurancacomcidadania.org/?p=3329 Foi iniciado ontem, 11/03 (segunda-feira), em Lauro de Freitas, o Curso de Formação em Metodologias do Mérito Juvenil. A iniciativa, coordenada pelo Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crimes (UNODC) faz parte das ações do Programa Conjunto da ONU “Segurança com Cidadania”. As atividades estão sendo realizadas na Comunidade Terapêutica Recanto da Benção e seguem até sexta-feira, (15/03). O curso é gratuito e executado pela Fundação Internacional Duque de Edimburgo. Participam profissionais das áreas de educação, juventude, saúde, assistência social, justiça, segurança pública, conselheiros(as), voluntários e lideranças comunitárias e religiosas, previamente inscritos e selecionados.

O objetivo da capacitação é orientar os(as) novos(as) formadores(as) acerca das novas tecnologias de formação de líderes e a construção dos comitês/equipes de formadores nos estados para o Mérito Brasil. O curso será desenvolvido na modalidade presencial pela especialista Deirdre Flannagan (Di), oficial da Europa, Mediterrâneo e países árabes, e pelo Oficial de Desenvolvimento do Brasil, André Luiz, ambos da Fundação Internacional Duque de Edimburgo. Segundo a formadora Di Flannagan, ao final da capacitação, todos os participantes estarão habilitados para desenvolver em qualquer parte do mundo, sob a Coordenação da Autoridade Nacional do Mérito Juvenil, a metodologia de formação dos lideres voluntários do Mérito Juvenil.

 

MAIS SOBRE O MÉRITO JUVENIL No Programa Mérito Juvenil já são 1500 jovens cadastrados. Implantado em Lauro de Freitas desde fevereiro de 2012, o programa tem como objetivo trabalhar com jovens de 14 a 25 anos, por meio do cumprimento voluntário de regras, da auto-regulação do comportamento e da promoção de mecanismos de controle social. Trata-se de um programa internacional que surgiu após a Segunda Guerra Mundial, em 1956, no Reino Unido – que está sendo desenvolvido em Itinga como uma ação do Programa Conjunto Segurança com Cidadania, através do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC). Mais de sete milhões de jovens de mais de 130 países foram motivados, através do Mérito Juvenil, a realizar uma variedade de atividades desafiadoras e voluntárias. A filosofia do programa é do participante aprender com a sua própria experiência através de um desafio individual e orientação de monitores (líderes). O Programa desafia os jovens a cumprirem quatro etapas: (i) serviço de voluntariado, (ii) empreender uma jornada de aventuras (iii), descobrir e desenvolver talentos ou competências pessoais e (iv) praticar atividade física. Cada jovem elabora seu programa de ação no Mérito, que é uma combinação única que reflita seus interesses e motivações pessoais.

MAIS SOBRE O PROGRAMA CONJUNTO Prevenir a violência, criando ambientes mais seguros e saudáveis para meninos e meninas, entre 10 e 24 anos. Esse é objetivo do Programa Conjunto da ONU Segurança com Cidadania: prevenindo a violência e fortalecendo a cidadania com foco em crianças, adolescentes e jovens em condições vulneráveis em comunidades brasileiras.  As ações estão sendo realizadas em áreas geográficas específicas, escolhidas por meio de um edital público, que recebeu mais de 82 inscrições de várias regiões metropolitanas do país. São elas: Bairro Itinga, em Lauro de Freitas (BA); Região Nacional, em Contagem (MG); e Região Administrativa VII – São Pedro, em Vitória (ES).  Financiado pelo Fundo para o Alcance dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, o Programa Segurança com Cidadania é composto por seis agências do Sistema ONU: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-HABITAT) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).  O Programa conta ainda com a parceria do Governo Federal, através do Ministério da Justiça.


Mais Informações:

Programa Conjunto Segurança com Cidadania ONU -  Lauro de Freitas/BA

Bruna Hercog – 71 9947 7330 / 71 88641906

ADESC – Coordenação Mérito Juvenil em Lauro de Freitas

Leide Manuela – 71 9179-7350

 

]]>
http://segurancacomcidadania.org/metodologia-merito-juvenil-especialistas-da-fundacao-internacional-duque-de-edimburgo-capacitam-profissionais-e-liderancas-comunitarias-de-lauro-de-freitas/feed/ 0
“Nos tornamos homens fardados mais humanos”, diz policial militar durante certificação do Programa Conjunto em Lauro de Freitas http://segurancacomcidadania.org/nos-tornamos-homens-fardados-mais-humanos-diz-policial-militar-durante-entrega-de-certificados-de-curso-promovido-pelo-programa-conjunto-da-onu-em-lauro-de-freitas/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=nos-tornamos-homens-fardados-mais-humanos-diz-policial-militar-durante-entrega-de-certificados-de-curso-promovido-pelo-programa-conjunto-da-onu-em-lauro-de-freitas http://segurancacomcidadania.org/nos-tornamos-homens-fardados-mais-humanos-diz-policial-militar-durante-entrega-de-certificados-de-curso-promovido-pelo-programa-conjunto-da-onu-em-lauro-de-freitas/#comments Tue, 18 Dec 2012 03:39:19 +0000 bruna http://segurancacomcidadania.org/?p=3319 “Com esse curso, nós aprendemos a ouvir mais e falar menos, a falar de forma precisa, ao invés de chegar na comunidade e dizer como as pessoas devem agir. E isso não nos tornou um outro policial, no que se refere à forma técnica de ser policial, mas nos tornou homens fardados mais humanos”. Foi com estas palavras que o soldado Raianderson Neri agradeceu, em nome dos 80 policiais militares da Base Comunitária de Segurança de Itinga, a oportunidade de participar do curso “Reflexões sobre segurança pública e policiamento comunitário”. Promovido pela ONU-Habitat, em parceria com o Instituto dos Estudos da Religião (ISER), o curso integra as ações do Programa Conjunto da ONU “Segurança com Cidadania” em Lauro de Freitas. A cerimônia de entrega dos certificados dos policiais ocorreu no dia 12 de dezembro, no auditório do Colégio Mendel, em Vilas do Atlântico e foi conduzida pelo coordenador do Gabinete de Gestão Integrada do Município e Ponto Focal do Programa, José Carlos Arruti.

Presente no evento, a oficial de programas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Érica Mássimo Machado, destacou que a relação entre a polícia e a comunidade de Itinga é algo que surpreende desde a primeira etapa do Programa Conjunto, em 2011, quando foi realizado o Diagnóstico Participativo e Situacional. “Acreditamos que essa esta relação é a base necessária para que possamos ter uma segurança realmente cidadã”, disse a representante da ONU. Suas palavras encontraram eco no depoimento emocionado da coordenadora pedagógica da Escola Municipal Solange Coelho que também participou do curso e fez um apelo aos policiais: “Por favor, não saiam de perto de nós. É muito importante que vocês dialoguem com nossos adolescentes”.

A importância do diálogo foi destaque, também, da fala do major José Izidro que ressaltou a importância, inclusive, da troca de informações entre as diferentes patentes dentro da própria Polícia e destacou o importante papel desempenhado pelas policiais femininas no que se refere à relação com a comunidade. Para o tenente Marcos Carrilho, comandante da Base, capacitações como as que foram realizadas pelo Programa Conjunto, estimulam os policiais a buscarem outros caminhos para se instruírem e qualificarem o seu trabalho. “Não podemos esquecer que o caminho certo é o caminho da retidão”, reforçou o tenente.

Policiais militares de Itinga recebem certificados de curso de Policiamento Comunitário. Foto: Bruna Hercog/PNUD-Programa Conjunto da ONU

Cerimônia de certificação reúne policiais militares, guardas municipais e educadoras de Lauro de Freitas. Foto: Bruna Hercog/PNUD-Programa Conjunto da ONU

 

A capacitação – Com o objetivo de debater sobre a relação entre a polícia e a comunidade de forma vivencial e participativa, a primeira edição da Oficina Reflexões Sobre Policiamento Comunitário ocorreu em agosto e reuniu cerca de 80 participantes, entre policiais militares, civis, bombeiros, guardas municipais, lideranças religiosas e representantes da sociedade civil organizada. A segunda edição do curso partiu da demanda dos próprios policiais de Lauro de Freitas e foi realizada no mês de novembro. A capacitação reuniu em torno de 50 policiais militares, das Bases Comunitárias de Itinga, Calabar, Rio Sena, Nordeste de Amaralina e Fazenda Coutos. A facilitação das oficinas foi dividida entre pesquisadores do ISER e policiais civis da articulação carioca Papo de Responsa.

O Programa Conjunto – Experiência piloto, o Programa Conjunto da ONU “Segurança com Cidadania: prevenindo a violência e fortalecendo a cidadania com foco em crianças, adolescentes e jovens em condições vulneráveis em comunidades brasileiras” está sendo implementado nos municípios de Lauro de Freitas (BA), Contagem (MG) e Vitória (ES). Por meio do estímulo ao cumprimento voluntário de regras, da autorregulação do comportamento e da promoção de mecanismos de controle social, o Programa Conjunto busca prevenir as diversas formas de violência que afetam a população de 10 a 24 anos em situação de vulnerabilidade.

Financiado pelo Fundo para o Alcance dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, o Programa Segurança com Cidadania é composto por seis agências do Sistema ONU: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-HABITAT) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O Programa conta ainda com a parceria do Governo Federal, através do Ministério da Justiça. Em Lauro de Freitas, conta com parceria da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, através do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM).

]]>
http://segurancacomcidadania.org/nos-tornamos-homens-fardados-mais-humanos-diz-policial-militar-durante-entrega-de-certificados-de-curso-promovido-pelo-programa-conjunto-da-onu-em-lauro-de-freitas/feed/ 0
Balanço do Programa é apresentado em Vitória http://segurancacomcidadania.org/balanco-do-programa-e-apresentado-em-vitoria/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=balanco-do-programa-e-apresentado-em-vitoria http://segurancacomcidadania.org/balanco-do-programa-e-apresentado-em-vitoria/#comments Tue, 04 Dec 2012 22:41:27 +0000 marialina http://segurancacomcidadania.org/?p=3300

Apresentação dos alunos do Circuito Cultural abriu a cerimônia

Seis agências da ONU trazendo atividades, oficinas, palestras, debates e estudos para a região de São Pedro, em Vitória. Desde o início de 2011, o Programa Conjunto Segurança com Cidadania vem movimentando o território com ações voltadas para os mais diversos públicos: juventude, mulheres, técnicos municipais, policiais, etc. O balanço das atividades do Programa foi apresentado no dia 28, dentro da programação da 23ª Feira do Verde, na Praça do Papa, em Vitória.O evento contou com a presença do Representante Residente Adjunto do Programa das Nações Unidas no Brasil, Arnaud Peral, e do prefeito em exercício de Vitória, Tião Barbosa, e marcou o lançamento do Fórum Valcenir Patrício dos Santos Sobre os Direitos das Trabalhadoras Domésticas. O Fórum é uma ação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), no âmbito do Programa Conjunto.

A cerimônia teve início com apresentações de jovens integrantes da Ação Circuito Cultural, da Secretaria de Cultura de Vitória. Moradores de São Pedro, os jovens fizeram apresentações de Danças Urbanas e Circo. Em seguida, foi exibida a vídeo carta feita por jovens da região dentro do Projeto Viva São Pedro, realizado pelo UNICEF através do Instituto Marlin Azul.

As ações do Programa foram apresentadas pelo Secretário de Cidadania e Direitos Humanos e ponto focal, João José Sana. O Capitão da 5ª Cia de Polícia, Alves Cristh, e os moradores do território Gislaine Azevedo e Huedson Miranda, apresentaram a visão deles sobre as ações realizadas até o momento. Alves Cristh destacou a redução considerável no número de homicídios nos 10 bairros da região nos últimos dois anos. Gislaine e Huedson ressaltaram as capacitações realizadas através do Programa e o estreitamento das relações entre a comunidade, a polícia e a prefeitura.

Vaquíria dos Santos, filha de Valcenir, recebe homenagem do prefeito em exercício, Tião Barbosa, e do Representante Residente Adjunto do PNUD, Arnaud Peral.

Também estiveram presentes no evento Níveo Nascimento, do Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crimes (UNODC), Helena Nogueira, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Thaís Dumet, da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o coordenador do programa Conjunto Segurança com Cidadania, Carlos Spezia. O Programa prossegue com atividades até junho de 2013.

Fórum Valcenir Patrício dos Santos - Realizado pela OIT, o Fórum tem como principal objetivo debater os problemas relacionados às trabalhadoras domésticas, buscando a criação de redes de discussão e o caminho para solução de algumas dessas questões.

Uma discussão prévia do assunto foi realizada em setembro, com a presença do consultor da OIT, representantes do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas, do Sistema Findes, das Secretarias Municipais de Geração de Emprego e Renda, Cidadania e Direitos Humanos, Educação, entre outras. Na ocasião foram discutidos temas como a informalidade desse mercado de trabalho, a necessidade de cursos de qualificação, o pouco conhecimento por parte das trabalhadoras sobre seus direitos e a desvalorização do trabalho. A falta de dados e estudos sobre a categoria também foi citada como um grande problema para formulação de políticas.

O nome do Fórum foi escolhido como forma de homenagear a ex-presidente do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas, falecida em julho deste ano. Valcenir é fundadora de um blog para o Sindicato, no qual ajudava a divulgar os direitos da categoria. Ela teve a vida marcada por essa luta, buscando vencer o assistencialismo através da profissionalização das domésticas. Sempre militou em defesa da vida, pelos direitos humanos, na luta contra o racismo e pela valorização da mulher. Valquíria dos Santos, filha de Valcenir, esteve na solenidade. Em sua fala, ela se emocionou, afirmando que sua mãe ficaria muito feliz se pudesse receber ela mesma a homenagem.

Veja mais fotos do evento aqui.

 

]]>
http://segurancacomcidadania.org/balanco-do-programa-e-apresentado-em-vitoria/feed/ 0
Prefeito eleito de Vitória recebe Plano Integral de Segurança http://segurancacomcidadania.org/prefeito-eleito-de-vitoria-recebe-plano-integral-de-seguranca/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=prefeito-eleito-de-vitoria-recebe-plano-integral-de-seguranca http://segurancacomcidadania.org/prefeito-eleito-de-vitoria-recebe-plano-integral-de-seguranca/#comments Mon, 03 Dec 2012 14:18:57 +0000 marialina http://segurancacomcidadania.org/?p=3288 Luciano Rezende, prefeito eleito de Vitória, assume seu mandato no próximo dia 1º de janeiro com o Plano Integral de Convivência e Segurança Cidadã de São Pedro nas mãos. Em duas ocasiões, o futuro prefeito e sua equipe de transição receberam o documento. No último dia 22, aconteceu na Escola Municipal Maria José Costa Moraes, em São Pedro, uma audiência pública, na qual o gestor ouviu das diversas lideranças locais as demandas da população para os dez bairros que compõem a região. Na ocasião, a Comissão de Comunicação e Mobilização Social “Puxaí”, recém formada pelo Programa, levou para o prefeito o Plano Integral, apresentando-o como uma demanda da comunidade local.

Comissão Puxaí entrega o Plano Local ao prefeito eleito de Vitória, Luciano Rezende.

Huedson Miranda, membro do Comitê Gestor Local e da Comissão Puxaí, entregou nas mãos do prefeito eleito o Plano. Em sua fala, Huedson afirmou que as demandas apresentadas ali foram discutidas e formuladas em parceria com a comunidade. Além dele, Alvani Mangelsen, Jessica Teixeira, Lena Côgo, Jeovannia Guerreira, Rozita e Joana participaram da audiência, falando tanto do Programa Conjunto quanto das demandas específicas de seus bairros.

E no último dia 28, a equipe de transição do prefeito eleito recebeu o Representante Residente Adjunto do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Arnaud Peral, o Secretário de Cidadania e Direitos Humanos de Vitória e ponto focal do Programa no município, João José Sana,  além de uma equipe representando o Programa, em uma reunião na sala anexa ao gabinete do Prefeito, em Bento Ferreira. Durante o encontro, o Programa foi apresentada à equipe de transição, representada por Lenise Loureiro e Marta Abaurre. Foi solicitado à nova administração o apoio à continuidades das atividades do Programa e comprometimento com a execução do Plano Integral Local de Convivência e Segurança Cidadã de São Pedro. Lenise Loureiro, coordenadora da equipe de transição, recebeu de forma positiva as informações compartilhadas, sinalizando vontade política em dar continuidade aos trabalhos com resultados de sucesso que estão sendo executados no município.

Arnaud Peral destacou na ocasião que o Programa Conjunto é uma ação pioneira no Brasil. “O Programa está sendo um desafio para nós, um laboratório. É pioneiro no trabalho de ponta, dentro das comunidades. E pelo pouco tempo de sua execução, cerca de três anos, podemos considerar que alcançamos grandes conquistas”, disse. Também participaram da reunião Níveo Nascimento, do UNODC, Helena Nogueira, da UNICEF, Thaís Dumet, da OIT, Carlos Spezia, Coordenado do Programa, consultores do Programa para Vitória e representantes da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos.

Arnaud Peral, Representante Residente Adjunto do PNUD, juntamente com outros representantes do Programa Conjunto, se reúne com a equipe de transição do prefeito eleito, Luciano Rezende.

 

]]>
http://segurancacomcidadania.org/prefeito-eleito-de-vitoria-recebe-plano-integral-de-seguranca/feed/ 0
Programa Conjunto da ONU apresenta balanço de atividades durante a Feira do Verde http://segurancacomcidadania.org/programa-conjunto-da-onu-apresenta-balanco-de-atividades-durante-a-feira-do-verde/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=programa-conjunto-da-onu-apresenta-balanco-de-atividades-durante-a-feira-do-verde http://segurancacomcidadania.org/programa-conjunto-da-onu-apresenta-balanco-de-atividades-durante-a-feira-do-verde/#comments Mon, 03 Dec 2012 11:16:01 +0000 marialina http://segurancacomcidadania.org/?p=3284 No dia 28, o Representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento estará em Vitória para a solenidade, que será acontecerá junto ao Fórum Valcenir Patrício dos Santos Sobre os Direitos das Trabalhadoras Domésticas.

O Programa Conjunto da ONU Segurança com Cidadania faz um balanço de suas atividades na próxima quarta-feira, dia 28, dentro da programação da Feira do Verde. O Representante Residente Adjunto do Programa das Nações Unidas (PNUD) no Brasil, Arnaud Peral, estará presente na solenidade, que contará ainda com a participação de representantes de outras Agências do Sistema ONU. A solenidade acontecerá no auditório Ilha do Lameirão, a partir das 16h30, na estrutura montada para a Feira do Verde na Praça do Papa. Em seguida, terá início o Fórum Valcenir Patrício dos Santos Sobre os Direitos das Trabalhadoras Domésticas. O Fórum é uma realização da Organização Internacional do Trabalho (OIT), dentro das ações do Programa Conjunto Segurança com Cidadania.

Desde o início de 2011 o Programa Conjunto da ONU está atuando na Região da Grande São Pedro, em Vitória. Até o momento, foi realizado um diagnóstico situacional da região, desenvolvido um Plano Participativo de Convivência e Segurança Cidadã para a Grande São Pedro, além do oferecimento de diversas atividades formativas para diferentes públicos, tais como forças policiais, jovens, mulheres, professores, profissionais da área de saúde, entre outros. As atividades do programa, que se encerrariam no mês de outubro, foram prorrogadas e prosseguem até junho de 2013.

Além do representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Arnauld Peral, a solenidade contará com a presença de representantes da Prefeitura de Vitória e Governo do Estado. O evento contará com apresentações culturais de jovens de São Pedro da Ação Circuito Cultural, da Prefeitura de Vitória. Será exibida ainda uma vídeo carta feito pelo Instituto Marlin Azul com jovens da região, através de uma ação da UNICEF.

O Programa Conjunto

Prevenir a violência, criando ambientes mais seguros e saudáveis para meninos e meninas, entre 10 e 24 anos. Esse é objetivo do Programa Conjunto da ONU Segurança com Cidadania: prevenindo a violência e fortalecendo a cidadania com foco em crianças, adolescentes e jovens em condições vulneráveis em comunidades brasileiras. As ações estão sendo realizadas em áreas geográficas específicas, escolhidas por meio de um edital público, que recebeu mais de 70 inscrições de várias regiões metropolitanas do país. São elas: Bairro Itinga, em Lauro de Freitas (BA); Região Nacional, em Contagem (MG); e Região Administrativa VII – São Pedro, em Vitória (ES).

Ao longo de 2011 foram elaborados diagnósticos integrais, com o intuito de identificar os principais problemas de violência, delinquência e convivência em cada localidade. Em seguida, foram construídos de forma participativa os planos locais de segurança e convivência cidadã. Em paralelo, as seis agências da ONU que integram o Programa Conjunto estão desenvolvendo nos municípios ações de capacitação (cursos, palestras, visitas de intercâmbio) formuladas a partir das demandas identificadas nos diagnósticos.

Financiado pelo Fundo para o Alcance dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, o Programa Segurança com Cidadania é composto por seis agências do Sistema ONU: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).  O Programa conta ainda com a parceria do Governo Federal, através do Ministério da Justiça. Em Vitória, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, é parceira do Programa.

Fórum Valcenir Patrício dos Santos

Logo após a apresentação do Balanço do Programa, terá início o Fórum Valcenir Patrício dos Santos Sobre os Direitos das Trabalhadoras Domésticas. Realizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), o evento tem como principal objetivo debater os problemas relacionados às trabalhadoras domésticas, buscando a criação de redes de discussão e o caminho para solução de algumas dessas questões.

Uma discussão prévia do assunto foi realizada em setembro, com a presença do consultor da OIT, representantes do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas, do Sistema Findes, das Secretarias Municipais de Geração de Emprego e Renda, Cidadania e Direitos Humanos, Educação, entre outras. Na ocasião foram discutidos temas como a informalidade desse mercado de trabalho, a necessidade de cursos de qualificação, o pouco conhecimento por parte das trabalhadoras sobre seus direitos e a desvalorização do trabalho. A falta de dados e estudos sobre a categoria também foi citada como um grande problema para formulação de políticas.

Valcenir Patrício dos Santos – O nome do fórum foi escolhido como forma de homenagear a ex-presidente do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas, falecida em julho deste ano. Ela é fundadora de um blog para o Sindicato, no qual ajudava a divulgar os direitos da categoria. Valcenir teve a vida marcada por essa luta, buscando vencer o assistencialismo através da profissionalização das domésticas. Sempre militou em defesa da vida, pelos direitos humanos, na luta contra o racismo e pela valorização da mulher.

AGENDA

O quê: Balanço do Programa Conjunto Segurança com Cidadania e Fórum Valcenir Patrício dos Santos – Pelos Direitos das Empregadas Domésticas

Quando: 28 de novembro de 2012, às 16h30

Onde: Auditório Ilha do Lameirão – Tenda da Feira do Verde (Praça do Papa)

 

MAIS INFORMAÇÕES

Programa Conjunto Segurança com Cidadania/ONU – Vitória/ES
Marialina Antolini – (27) 8123 8545 – marialina@segurancacomcidadania.org

]]>
http://segurancacomcidadania.org/programa-conjunto-da-onu-apresenta-balanco-de-atividades-durante-a-feira-do-verde/feed/ 0